Você já parou para observar de onde vem todos os itens que você compra? Desde aquela peça de roupa, o brinquedo do seu filho, o seu celular, ou até mesmo o que você come ou bebe? Se você parar para analisar, vai perceber que muitos itens que consumimos são produzidos em vários lugares pelo mundo.
Um carro, por exemplo, pode ser montado aqui mesmo no Brasil, mas com peças produzidas em vários países diferentes. Quando tomamos sorvete, o leite é produzido aqui, mas alguns ingredientes podem vir da Itália, e as máquinas utilizadas na fabricação, podem vir da Alemanha.
O que quero dizer com isso? Que tudo está interligado. Os negócios estão ligados em todas as suas cadeias, desde fornecedores, trabalhadores, filiais e clientes. E o que liga tudo isso? O Inglês. A língua oficial no mundo dos negócios, é utilizada por pessoas em empresas para se comunicar, trocar informações de trabalho e negócios.
Ter o conhecimento do Inglês se tornou crucial para conseguir uma vaga de trabalho, e desenvolver a carreira. Hoje o Inglês nem é mais diferencial em muitas empresas, e sim um pré-requisito. Durante um dia de trabalho você pode ter que interagir com pessoas de todo o mundo, comprar, vender, entender a cultura de cada lugar.
O Inglês é a língua internacional da tecnologia, conferências acadêmicas, fóruns de discussão mundial e muito mais. Os principais artigos acadêmicos, com as maiores descobertas científicas, são publicados em Inglês, facilitando a troca de ideias entre pessoas em todo o mundo.
Os principais meios de comunicação são em Inglês. Revistas como a Time, Nature, The Economist, jornais como o New York Times, The Wall Street Journal, Financial Times, trazem o que acontece de mais importante pelo mundo. E conhecendo a língua inglesa você pode ter acesso a tudo isso antes que seja publicado aqui no Brasil.
Você pode descobrir uma nova tecnologia assim que for lançada, ficar por dentro do que pessoas em todo o mundo estão pensando ou construindo. Vivemos uma época onde nunca foi tão fácil para uma pessoa aprender com outras pessoas. Podemos criar um produto ou serviço aqui e vender em qualquer lugar. Mas para isso, o Inglês é pré-requisito. As possibilidades a serem exploradas são quase infinitas.
Com o aprendizado de uma língua, estudamos a sua estrutura, e também outras culturas, nossas mentes se expandem para coisas que antes pensávamos impossíveis de serem feitas. É uma oportunidade de melhorarmos de vida, ajudarmos nossa comunidade, e a fazer parte desse grande mundo interconectado.
Escrito por Paulo Ricardo Esser
Professor da Inter Up Idiomas em Língua Inglesa